Análise: ENADE Medicina 2019

Enem e Enade
Leitura em
5
min
Publicado em
21
/
02/2020
Autor
Fabrício Garcia
CEO na Plataforma Qstione
Fabrício Garcia é um professor da área de saúde apaixonado pelas novas tecnologias educacionais. Seu foco principal de trabalho está em ajudar instituições de ensino e professores a implementar novas tecnologias que aumentem a eficiência educacional, justamente por acreditar que a tecnologia é o caminho mais simples para democratizar a educação de qualidade no Brasil.
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Nossos clientes recebem informações específicas e exclusivas sobre diversos tipos de avaliações institucionais. Tais informações são úteis na elaboração projetos pedagógicos, estruturação de avaliações e planejamento das aulas. Assim, visando mostrar um pouco do trabalho realizado pela equipe Qstione, resolvemos abrir parte desse conteúdo para o grande público. Este conteúdo é o primeiro de uma série que será disponibilizado para o público em geral.

Neste artigo, avaliamos aspectos metodológicos e conteudísticos da prova Enade 2019 do curso de medicina. Entre as variáveis analisadas, estão: o percentual de itens por área, a classificação dos itens de acordo com a taxonomia de Bloom, o número de questões por áreas específicas de conhecimento e o mapeamento das áreas afins ou não específicas que foram solicitadas na avaliação.

Dividimos o curso de medicina em 8 grandes áreas de conhecimento, utilizando como base o Manual do Enade (Inep, 2016). Assim, foi possível classificar os itens da prova Enade/2019 em 8 áreas de conhecimento que abrangem praticamente todo o curso de medicina. Alguns itens solicitados na avaliação não se enquadram em nenhuma dessas 8 áreas, sendo todos classificados na avaliação como itens de formação geral.

Observe que a área de conhecimento mais solicitada na avaliação foi clínica médica, seguida por pediatria, cirurgia e saúde coletiva e medicina da família e comunidade. 25% da avaliação continha itens de formação geral, dos quais apenas 1 item solicitou conhecimentos da área médica. Dessa forma, 21% (9 itens de formação geral) não solicitaram conhecimentos específicos da medicina.

Analisando as áreas específicas solicitadas na prova, verificamos que infectologia, clínica cirúrgica e terapia intensiva foram as áreas mais abordadas nos itens.

Alguns itens solicitaram conhecimentos de mais de uma área específica.

Alguns itens solicitaram conhecimentos de áreas complementares ou afins da medicina. Foram mapeadas 22 áreas complementares específicas, das quais farmacologia, SUS e semiologia foram as mais solicitadas na prova.

A área de conhecimento com o maior número de itens solicitando habilidades ou níveis de conhecimento mais complexos foi clínica médica. A prova apresentou majoritariamente itens com nível médio de complexidade (Aplicar e/ou Analisar).

Classificação geral dos itens (Enade/2019)

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Considerações Finais

  1. 66% dos itens solicitaram conhecimentos específicos de clínica médica, pediatria, cirurgia, ginecologia, obstetrícia, saúde coletiva, saúde da família e comunidade. Sendo clínica médica (21%) a área mais solicitada.
  2. Pode-se inferir que a prova apresentou um nível médio de complexidade, com 65% do itens classificados nos níveis intermediários da taxonomia de Bloom revisada (Aplicar e/ou Analisar).
  3. Infectologia, clínica cirúrgica e terapia intensiva foram as 3 áreas específicas mais solicitadas na prova. 17 áreas específicas foram solicitadas na prova.
  4. Além das áreas específicas da medicina, foram solicitadas áreas específicas afins e/ou complementares, sendo mapeadas 22 áreas desse tipo. As 3 áreas afins e/ou complementares mais solicitadas na prova foram:
    farmacologia, SUS e semiologia.
  5. Os itens específicos da área médica, classificados como de maior nível de complexidade, foram os das áreas de clínica médica, pediatria, cirurgia, urgência e emergência. Apenas 1 item de formação geral foi
    classificado como de alta complexidade (Avaliar e/ou Criar).
  6. 70% do teste foi composto por casos clínicos e 100% dos itens apresentaram uma estrutura de contextualização, abordando temas correlacionados com a habilidade solicitada.

Em suma, a prova Enade/2019 apresentou um nível médio de complexidade com itens contextualizados e estruturados com: texto-base, situação-problema, comando e, em alguns casos, instruções.

O escopo de conteúdo e áreas de conhecimento foi delimitado neste artigo, possibilitando a utilização de tais informações para o planejamento estratégico de preparação dos estudantes de medicina para as avaliações Enade.

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