Aprenda a estruturar uma prova com sucesso

Artigos pedagógicos
Leitura em
5
min
Publicado em
31
/
08/2023
Autor
Fabrício Garcia
CEO na Plataforma Qstione
Fabrício Garcia é um professor da área de saúde apaixonado pelas novas tecnologias educacionais. Seu foco principal de trabalho está em ajudar instituições de ensino e professores a implementar novas tecnologias que aumentem a eficiência educacional, justamente por acreditar que a tecnologia é o caminho mais simples para democratizar a educação de qualidade no Brasil.
Receba nossas novidades
Ao assinar você concorda com nossa Política de Privacidade.
Cadastro recebido com sucesso!
Oops! Algo deu errado.
Compartilhe

Visando adequar-se à carga horária do Ensino Médio e com o intuito de manter um equilíbrio entre Ciências Humanas e Ciências da Natureza, a Unicamp anunciou que fará mudanças em seu próximo vestibular. Essa preocupação em elaborar uma prova coerente com o que é visto em sala é indispensável, tanto em exames maiores, aplicados para estudantes de todo o país, quanto em exames internos, para turmas de determinada instituição de ensino.

Nesse sentido, os responsáveis por elaborar os itens de uma avaliação precisam considerar os objetivos de aprendizagem previstos no plano de ensino, desenvolvidos pela instituição em sua própria estrutura de planejamento curricular. Para ajudar os educadores nessa tarefa, a Qstione separou algumas dicas:

• Classifique o nível de complexidade dos itens utilizando a taxonomia de Bloom;

• Em questões interdisciplinares, apresente a contextualização necessária para o estudante;

• Elabore enunciados claros e objetivos, que determinem a tarefa solicitada ao estudante, incluindo todas as informações necessárias, como contextualização, dados e figuras;

• Invista na capacitação dos professores, dos autores dos itens, dos revisores e dos gestores do banco de questões;

• Determine quais objetivos de aprendizagem serão avaliados em cada questão do exame, articulando a avaliação ao currículo;

• Nas avaliações objetivas, as questões de múltipla escolha devem ser compostas por uma opção correta e quatro opções incorretas (distratores). No entanto, todas as alternativas devem ser convidativas para a resolução do problema, com respostas plausíveis.

Para facilitar a elaboração das avaliações, é crucial contar com um banco de questões eficiente, que agregue valor pedagógico ao corpo docente e seja frequentemente atualizado, além de estar alinhado a tecnologias avançadas. A equipe Qstione pode ajudar as instituições nessa missão.

Respeitando todos esses parâmetros, a instituição de ensino conseguirá elaborar avaliações qualitativas, com significado tanto para os educadores, que analisarão suas turmas, quanto para os estudantes, que poderão identificar, por meio de seus erros e acertos, os avanços e lacunas de aprendizagens. Para isso, é importante oferecer dados analíticos (resultados no momento) e comparativos (ao longo do processo educacional) sobre o aprendizado de cada estudante individualmente.

No items found.