ArtigosDicasInstitucional

Elaboração de avaliações e correção de provas — Como aumentar a produtividade do professor?

O professor vive envolto por diversos tipos de atividade, mas, por mais incrível que pareça, a atividade estritamente acadêmica tem se restringido. Assim, o ato de ensinar, planejar aulas, produzir conteúdo, estudar novas estratégias de ensino e outras atividades pedagógicas estão sendo substituídas por trabalhos burocráticos e “braçais”.

Elaboração de avaliações e correção de provas — Como aumentar a produtividade do professor?

Assim, o ato de ensinar, planejar aulas, produzir conteúdo, estudar novas estratégias de ensino e outras atividades pedagógicas estão sendo substituídas por trabalhos burocráticos e “braçais”.

Em alguns casos, o professor atua como um mero burocrata.

As escolas e faculdades exigem do professor o preenchimento de diversos tipos de formulários, o uso de múltiplos sistemas de informação, o envio de diferentes tipos de documentos, além do trabalho comum e inerente a atividade do professor, como: calcular e digitar notas; elaborar e corrigir provas; preencher cadernetas; atualizar a agenda do aluno; realizar a devolutiva das avaliações; etc.

Quanto tempo o professor gasta fazendo essas atividades burocráticas?

As atividades relacionadas a avaliação de estudantes que envolvem a elaboração, correção, realização de devolutiva, cálculo e digitação de notas das provas, ocupam um espaço de tempo precioso na vida profissional do professor. De tal forma que, fazendo um cálculo rápido, um professor escolar ou universitário que ministra aulas em 5 turmas com 50 estudantes, realizando 5 provas semestrais, gasta em média 4 horas de trabalho, por avaliação, para realizar todas as atividades.

Elaboração de avaliações e correção de provas — Como aumentar a produtividade do professor?

Assim, este professor precisaria de, no mínimo, 100 horas de trabalho para cumprir adequadamente todas as atividades relacionadas a apenas um modelo de avaliação.

Todavia esse cálculo de carga horária de trabalho leva em consideração o uso das ferramentas mais usadas pelos professores, como o editor de textos Word e os sistemas de gestão acadêmica mais utilizados por escolas e faculdades. Dependendo das ferramentas utilizadas pelo professor e do modelo de avaliação utilizado, este cálculo pode variar bastante, com a possibilidade da carga horária ser ainda maior.

O que podemos fazer para aumentar a produtividade do professor?

A plataforma Qstione foi desenvolvida com o foco máximo na melhoria da qualidade pedagógica das avaliações, mas essa melhoria também passa pela automação dos processos realizados pelos professores. Afinal de contas, se o professor gastar menos tempo em trabalhos burocráticos, ele poderá se dedicar mais a gestão pedagógica do ensino. Assim, no caso específico do trabalho relacionado a avaliação de estudantes, os professores que usam a plataforma Qstione otimizam seu tempo na elaboração, geração, correção de provas e envio de devolutivas, pois a plataforma facilita o trabalho do professor otimizando os seguintes processos:

A elaboração e geração de provas ocorre em poucos segundos. O professor gera diferentes modelos de provas randomizadas numa ferramenta que formata todas avaliações e personaliza as provas com os dados dos estudantes;

A correção de provas impressas passa a ser automatizada. As folhas de resposta são digitalizadas e corrigidas pelo sistema;

A anulação e/ou mudança de gabarito de questões é feita de forma eletrônica e automática. O sistema permite a redistribuição de notas e/ou atribuição de pontos das questões anuladas. Assim o professor não perde tempo recorrigindo provas;

A Qstione tem um sistema de controle para evitar questões repetidas;

Controle de qualidade de questões por meio do processo de revisão e validação de itens. Isso reduz o índice de anulação de itens e solicitações de revisão de provas;

A devolutiva é enviada sob o comando do professor de forma automática. Dessa forma, o professor não precisa usar o tempo da aula para detalhar informações sobre a correção da prova;

As notas são enviadas automaticamente para o sistema acadêmico, sem a necessidade de digitação.

Os pesos das atividades de avaliação podem ser configurados pelo coordenador e/ou professor. Essa ferramenta permite a flexibilidade e detalhamento dos cálculos de notas com diferentes pesos;

É possível importar questões de outros sistemas por meio da nossa ferramenta de importação de itens. Assim o professor não precisa digitar todos os itens.


A utilização da plataforma Qstione reduz em até 90% o trabalho do professor relacionado aos processos de elaboração, geração e correção de provas. Isso é um aumento real de produtividade do professor.

As instituições de ensino que utilizam nossa tecnologia, melhoram a qualidade das avaliações, aumentam a capacidade de gestão do aprendizado e ganham em automação e produtividade.

Nossa tecnologia oferece muitas outras funcionalidades. Conheça melhor a ferramenta marcando uma apresentação com nossos consultores.

Até o próximo artigo!

Fim do artigo