ArtigosDicasInstitucional

Por que a sua instituição de ensino precisa da Qstione?

8 motivos para adotar a Qstione em sua instituição de ensino

Quando criamos a Qstione em 2015, não sabíamos que as coisas evoluiriam tão rápido e que o software tomaria a proporção que tem hoje. A ideia inicial era criar uma ferramenta capaz facilitar o processo de geração das avaliações de estudantes, induzindo os professores a adotar as melhores práticas pedagógicas na estruturação dessas avaliações. Naquele momento, a nossa preocupação estava centrada na parte pedagógica do processo.

Mas, obviamente, a avaliação de estudantes tem uma gama de desafios que vão muito além da sua própria estruturação em bases pedagógicas. Isso induziu a evolução da plataforma Qstione, que passou a abranger outras ferramentas que resumidamente podem ser englobadas em 5 dimensões diferentes, que são interdependentes:

Dimensão pedagógica: garante que as avaliações sejam estruturadas seguindo as boas práticas pedagógicas, e fazendo com que a análise dos resultados e criação de indicadores sejam norteados por dados obtidos em avaliações metodologicamente construídas. Além disso, a geração da devolutiva fica descomplicada.

Dimensão operacional: permite a redução de custos e de tempo de execução de atividades como digitação de notas, geração, correção e formatação das provas. Assim, os professores ganham mais tempo para executar atividades pedagógicas.

Dimensão da gestão dos processos: uma série de processos internos podem ser reestruturados com uso da plataforma Qstione. Entre eles, a geração e impressão de provas, a indexação da matriz de habilidades a avaliação, a gestão da composição das provas, a gestão da revisão de itens e formação de um banco de questões qualificado.

Análise de dados: um grande volume de dados relacionados a avaliação, que geralmente não são analisados nas escolas e universidades brasileiras, passam a ser processados na plataforma Qstione.

Segurança: as geração de provas passa a ter um alto nível de segurança, incluindo ferramentas de rastreabilidade, marcações de QR code e controle de logs.

Quando apresento a plataforma Qstione a gestores educacionais de escolas e instituições de ensino superior, costumo dar, ao menos, 8 razões para que eles adotem a Qstione em suas instituições de ensino. Veja:

O uso da plataforma vai qualificar a avaliação de estudantes, criando uma nova cultura interna de controle de qualidade em avaliação


A instituição de ensino poderá acompanhar, praticamente em tempo real, os resultados dos estudantes nas avaliações geradas via Qstione. Assim, é possível fazer intervenções pedagógicas durante o período letivo, visando corrigir o aparecimento de eventuais lacunas de aprendizagem por falhas do processo de ensino


O nível de complexidade das avaliações passa a ser gerenciado pelas instituições


A taxonomia de Bloom passa a nortear a estruturação da avaliação.


A instituição passa a ter total controle operacional da geração de provas, evitando atrasos e melhorando a eficiência do processo


Simulados, testes de progresso e avaliações integradoras são facilmente geradas e com menor custo


O sistema agrega valor pedagógico ao corpo docente, que por sua vez incorpora as boas práticas pedagógicas em avaliação de estudantes


O processo de avaliação torna-se mais transparente com o envio automático de devolutivas, que informa de maneira clara e objetiva os seus resultados, indicando quais são os objetivos de aprendizagem e conteúdos que devem ser priorizados para que ele obtenha os melhores resultados em avaliações futuras.

A plataforma Qstione vai muito além da avaliação. Ela modifica positivamente a cultura de gestão pedagógica das instituições de ensino, induzindo a melhoria dos processos educacionais a partir da qualificação da avaliação de estudantes.

E você? Se convenceu?

Até o próximo artigo!