Calculando o tempo de realização das provas

Tecnologia educacional
Leitura em
5
min
Publicado em
01
/
11/2017
Autor
Fabrício Garcia
CEO na Plataforma Qstione
Fabrício Garcia é um professor da área de saúde apaixonado pelas novas tecnologias educacionais. Seu foco principal de trabalho está em ajudar instituições de ensino e professores a implementar novas tecnologias que aumentem a eficiência educacional, justamente por acreditar que a tecnologia é o caminho mais simples para democratizar a educação de qualidade no Brasil.
Receba nossas novidades
Ao assinar você concorda com nossa Política de Privacidade.
Cadastro recebido com sucesso!
Oops! Algo deu errado.
Compartilhe

Os professores sempre me perguntam sobre como definir o tempo ideal para realização dos exames cognitivos. Por este motivo, eu resolvi postar algumas dicas sobre o tema.

O tempo de duração de uma avaliação pode variar bastante, assim, alguns fatores devem ser levados em consideração pelo professor, como: modelo das questões utilizadas na prova, o grau de complexidade dos itens e os objetivos de aprendizagem solicitados na avaliação. Os pesquisadores da área educacional não são unânimes, mas alguns estudos indicam que a fadiga cognitiva pode ser um fator que interfere nos resultados das avaliações. Dessa forma é interessante analisar os resultados das provas utilizando diversos parâmetros, incluindo o tempo de realização da avaliação.

Veja as dicas abaixo e realize avaliações no tempo adequado.

Critérios para definição do tempo de prova:

  1. 30 segundos para cada item de verdadeiro ou falso;
  2. 60 segundos para itens de múltipla escolha;
  3. 120 segundos para itens de resposta curta;
  4. 10-15 minutos para questões discursivas;
  5. 5-10 minutos para rever a prova;
  6. Ou, simplesmente triplique o tempo que você levou para responder as questões da prova. Este critério é mais adequado para o cálculo de tempo de avaliações mais contextualizadas, com itens de enunciado mais complexo, comumente aplicadas em avaliações do ensino superior e/ou ensino médio.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anízio Teixeira) utiliza a média de aproximadamente 3 min por questão de múltipla escolha em suas avaliações institucionais (Enem, Enade, ANASEM, entre outras.). Em nossa metodologia adotada na Plataforma Qstione, recomendamos o tempo de 3-3,5 minutos por questão de múltipla escolha e de 5-10 minutos por questão discursiva.

Conheça a Plataforma Qstione, utilize nossos Manuais de Elaboração de Itens e realize avaliações mais qualificadas.

Fontes:

https://www.k-state.edu/ksde/alp/resources/Handout-Module6.pdf
https://www.cmu.edu/teaching/assessment/assesslearning/creatingexams.html
https://teaching.unsw.edu.au/assessing-multiple-choice-questions

Editoriais e artigos de opinião