Case de sucesso: conheça o impacto da plataforma Qstione na Faculdade Guaraí

Cases de sucesso
Leitura em
5
min
Publicado em
22
/
02/2023
Autor
Nathalia Andrade
Gerente de relacionamento com o cliente na Plataforma Qstione
Diretamente da terra que, segundo a tradição, ensinou a Paraíba a ler, venho de Cajazeiras. Formada em administração e curiosa em desenvolvimento. Trabalhando junto a escolas e faculdades para aprimorar a educação no país através da avaliação de estudantes.
Receba nossas novidades
Ao assinar você concorda com nossa Política de Privacidade.
Cadastro recebido com sucesso!
Oops! Algo deu errado.
Compartilhe

Atualmente, muitas instituições de ensino promovem a correção e, até mesmo, a execução das suas avaliações de forma digital. Com isso, surge o desafio de encontrar meios que facilitem esses processos, além de alinhar o seu banco de itens com indicadores nacionais de qualidade, como o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).

A Qstione é uma excelente alternativa justamente por conseguir diversas melhorias a partir de um único sistema. Confira a entrevista com Ricardo Duarte, Coordenador de TI (Tecnologia da Informação) da Faculdade Guaraí, sobre a escolha e a implantação dessa plataforma:

A experiência da Faculdade Guaraí com a plataforma Qstione

“Nossa experiência com a Qstione foi muito boa. Quando selecionamos a plataforma, uma das características que procurávamos era a aderência à Taxonomia de Bloom, além, é claro, da gestão do nosso banco de itens”, afirma Ricardo Duarte.

O conceito da Taxonomia de Bloom, mencionado pelo profissional, consiste em uma organização hierárquica de objetivos educacionais, que partem da competência “lembrar/memorizar” (nível inferior) até a capacidade de “criar” (topo da estrutura). Com a implantação da plataforma Qstione, os processos de ensino, aprendizagem e avaliação são facilitados, permitindo que esses objetivos sejam alcançados por alunos e equipe docente.

Além disso, as ferramentas da Qstione são intuitivas e extremamente práticas para a instituição, não sendo complicado iniciar o seu uso. “A curva de aprendizado na plataforma é pequena, bastando uma rápida capacitação dos novos professores a cada início de período letivo”, diz Duarte.

Antes X Depois da contratação da plataforma

Sobre o cenário da Faculdade Guaraí antes da Qstione, Duarte aponta: “Nossos principais gaps eram a falta de um banco de itens, o controle de qualidade nas questões usadas pelos professores, falta de padronização nas provas e a lentidão em dar a devolutiva dos resultados da avaliação aos alunos.”

Com a implementação da plataforma, esses tópicos foram resolvidos e a faculdade pode atingir com mais facilidade as exigências do estudante. Hoje eles oferecem provas mais alinhadas ao padrão ENADE, bem como a liberação de resultados em um curto espaço de tempo.

As mudanças na instituição

Em síntese, Duarte lista as principais mudanças observadas, depois da implantação da plataforma Qstione, na Faculdade Guaraí:

  • Melhoria na qualidade das questões;
  • Aumento da dificuldade na “cola”;
  • Maior compromisso dos professores com o processo de avaliação;
  • Retorno mais rápido após a correção das provas.

O suporte da equipe Qstione

Além de sanar as necessidades da instituição de ensino, promovendo melhorias internas, um grande destaque da Qstione é o atendimento – tanto durante quanto após a implantação da plataforma.

“O suporte da equipe é impecável. Temos ajuda até no período noturno (o que sentimos falta em todos os outros sistemas que temos). O atendimento sempre é rápido, objetivo e preciso. Sem falar que acaba desafogando minha equipe com demandas quanto à usabilidade”, finaliza Ricardo Duarte.

Ensino Superior
Tecnologia educacional