Conheça os 5 diferenciais da plataforma Qstione

Artigos pedagógicos
Leitura em
5
min
Publicado em
17
/
08/2023
Autor
Fabrício Garcia
CEO na Plataforma Qstione
Fabrício Garcia é um professor da área de saúde apaixonado pelas novas tecnologias educacionais. Seu foco principal de trabalho está em ajudar instituições de ensino e professores a implementar novas tecnologias que aumentem a eficiência educacional, justamente por acreditar que a tecnologia é o caminho mais simples para democratizar a educação de qualidade no Brasil.
Receba nossas novidades
Ao assinar você concorda com nossa Política de Privacidade.
Cadastro recebido com sucesso!
Oops! Algo deu errado.
Compartilhe

Com o uso da plataforma Qstione, a articulação entre o planejamento de ensino e as avaliações é total, beneficiando tanto o corpo docente quanto os estudantes e seus responsáveis, que terão um panorama mais assertivo do processo de ensino-aprendizagem.

Sendo assim, confira cinco diferenciais da plataforma:

1. Capacitação dos professores quanto ao uso da plataforma

Para capacitar os profissionais que utilizarão a Qstione, são disponibilizados materiais informativos (tutoriais, vídeos, manuais, etc.) em treinamentos online ou presenciais. Esse processo prepara os professores, revisores de itens, gestores e funcionários da instituição, habilitando-os quanto ao uso da plataforma em sua dimensão pedagógica, operacional, de gestão de processos e de segurança.

Esse serviço é essencial para que todos os agentes envolvidos no processo de ensino-aprendizagem possam otimizar suas atividades e desempenhos.

2. O Sistema Planeje

O Sistema Planeje atua justamente na estruturação curricular dentro dos planos de ensino e de aula. Por meio dele, é possível segmentar todas as ações que serão realizadas em sala em um sistema web, com a supervisão da coordenação pedagógica e dos gestores escolares.

Desse modo, o recurso, que é mais uma das soluções pedagógicas oferecidas com o uso da Qstione, norteia todos os professores, estudantes e, no caso das escolas, até as famílias sobre o planejamento educacional, deixando claro o que será trabalhado nas aulas e solicitado nas avaliações.

3. Tecnologia aliada à pedagogia

Um ponto que destaca a plataforma Qstione de outras soluções disponíveis no mercado é o fato de sua tecnologia ser aliada à pedagogia. A Taxonomia de Bloom, que hierarquiza os objetivos de aprendizagem solicitados no planejamento de ensino, passa a nortear as avaliações. Ou seja, a análise dos resultados e criação de indicadores se baseia em uma avaliação metodologicamente construída e relevante para os estudantes, o que descomplica as devolutivas.

4. Banco de questões articulado aos objetivos de aprendizagem

Um banco de questões qualificado é aquele que está articulado aos objetivos de aprendizagem descritos nos planos de ensino, que devem ser solicitados aos estudantes, ou seja, personalizado. A Qstione proporciona isso, com a elaboração de questões indexadas à matriz de habilidades avaliadas. Além disso, processos internos, como a geração e impressão de provas e a revisão dos itens, são agilizados e centralizados na plataforma.

5. Transparência educacional

Na plataforma Qstione, um grande volume de dados relacionados à avaliação, que geralmente não são analisados nas escolas e universidades brasileiras, passam a ser processados. Com isso, são oferecidos relatórios precisos e devolutivas qualificadas, o que muda a "cara" da avaliação.

A partir dessa transparência educacional, o estudante compreende o que foi solicitado no exame e percebe que a nota é o que menos importa. O foco passa a ser identificar quais são as lacunas e os déficits de aprendizagem para solucioná-los e aumentar tanto o conhecimento quanto o desempenho final.

No items found.