Dicas

Calculando o tempo de realização das provas

Dicas para professores!

 

Os professores sempre me perguntam sobre como definir o tempo ideal para realização dos exames cognitivos, então resolvi postar algumas dicas sobre o tema.

O tempo de duração de uma avaliação pode variar bastante, assim, alguns fatores devem ser levados em consideração pelo professor, como: modelo das questões utilizadas na prova, o grau de dificuldade e objetivos de aprendizagem. Os pesquisadores da área educacional não são unanimes, mas alguns estudos indicam que a fadiga cognitiva pode ser um fator que interfere nos resultados das avaliações, dessa forma é interessante analisar os resultados das provas utilizando diversos parâmetros, incluindo o tempo de realização da avaliação.

Veja as dicas abaixo e realize avaliações no tempo adequado.

Critérios para definição do tempo de prova:

  1. 30 segundos para cada item de verdadeiro ou falso;
  2.  60 segundos para itens de múltipla escolha;
  3.  120 segundos para itens de resposta curta;
  4.  10-15 minutos para questões discursivas;
  5. 5-10 minutos para rever a prova;
  6. Ou,simplesmente triplique o tempo que você levou para responder as questões da prova. Este critério é mais adequado para o cálculo de tempo de avaliações mais contextualizadas, com itens de enunciado mais complexo, comumente aplicadas em avaliações do ensino superior e/ou ensino médio.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anízio Teixeira) utitiliza a média de aproximadamente 3 min por questão de múltipla escolha em suas avaliações institucionais (Enem, Enade, ANASEM, entre outras.). Em nossa metodologia adotada na Plataforma Qstione, recomendamos o tempo de 3-3,5 minutos por questão de múltipla escolha e de 5-10 minutos por questão discursiva.

Conheça a Plataforma Qstione, utilize nossos Manuais de Elaboração de Itens e realize avaliações mais qualificadas.

 

Fonte:

https://edulastic.com/blog/the-right-number-of-test-questions/
https://www.k-state.edu/ksde/alp/resources/Handout-Module6.pdf
https://www.cmu.edu/teaching/assessment/assesslearning/creatingexams.html
https://teaching.unsw.edu.au/assessing-multiple-choice-questions