Elaborando questões vinculadas aos objetivos de aprendizagem
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Este texto usa como referência o curso de medicina para citar exemplos.
Antes de iniciar o processo de elaboração das questões de avaliações de aprendizagem, você, professor, deverá responder às seguintes perguntas:
O que meu aluno deve ter aprendido antes de realizar a prova?
É preciso focar na aquisição de habilidades operatórias, como: selecionar, analisar, avaliar, etc. O foco excessivo na retenção e/ou memorização de conteúdos pode levar o professor a elaborar questões meramente conteudistas. Deve-se avaliar primariamente às habilidades cognitivas desenvolvidas ao longo do módulo/disciplina, assim o conteúdo passa a ser a matéria-prima utilizada pelo aluno para demonstrar essas habilidades na realização da avaliação. Lembre-se, o estudante de medicina precisa desenvolver habilidades cognitivas que os tornem capazes de raciocinar clinicamente diante dos casos mais difíceis.
Qual o objetivo dessa prova?
As questões da prova devem estar intimamente vinculadas aos objetivos de aprendizagem específicos. Exemplos de objetivos: identificar os órgãos responsáveis pela mecânica respiratória; reconhecer as enzimas utilizadas como marcadores do infarto agudo do miocárdio; listar os hormônios produzidos pela glândula tireoide; avaliar a conduta clínica em casos de dengue hemorrágica.
Cada prova deve conter um escopo de objetivos de aprendizagem específicos (habilidades operatórias) articulados com os conteúdos programáticos e competências exigidas para o futuro profissional médico.
Qual é o grau de interdisciplinaridade da avaliação?
Procure saber se o tema abordado nas questões apresentam pontos de contato com outras disciplinas/módulos/áreas de conhecimento. Contextualize as questões levando em consideração a interdisciplinaridade.
Como determinar os diferentes níveis de dificuldade das questões?
O grau de dificuldade da avaliação deve respeitar os objetivos de aprendizagem, utilizando a Taxonomia da Aprendizagem Bloom (Revisada por Anderson em 2001) como critério norteador. Utilize nossos Manuais de Elaboração de Itens como referência.
Devo escolher questões objetivas ou discursivas?
O modelo de questão depende do objetivo de aprendizagem. Assim, se objetivo envolve a habilidade de criar, logo a questão deve ser discursiva, o contrário ocorre se o objetivo envolver a habilidade de selecionar, que exige uma questão de múltipla escolha. Alguns objetivos de aprendizagem podem ser solicitados por questões de múltipla escolha ou discursivas, ficando à critério do professor.
Como determinar com clareza os critérios de correção das questões discursivas?
Determine quais objetivos de aprendizagem serão avaliados e indique como o estudante deve demonstrar o domínio desses conhecimentos e/ou habilidades. Lembre-se de atribuir uma nota (valor) para cada resposta correta correspondente ao objetivo de aprendizagem solicitado na questão.
Suas questões estão de acordo com os critérios de validação adotados por sua instituição?
É muito importante verificar se suas questões estão de acordo com os critérios de validação de itens analisados na Plataforma Qstione. O “checklist” está no Manual de Elaboração de Itens II, consulte e fique atento aos critérios de validação, caso contrário, suas questões podem retornar para sua correção, com o parecer dos validadores.
Dicas para elaborar o enunciado das questões
O enunciado é uma composição textual que expressa as intenções do autor da questão, dessa forma a sua estruturação deve ser orientada pelo objetivo de aprendizagem a ser alcançado pelo estudante.
O texto do enunciado deve ser elaborado de maneira clara e objetiva, determinando as tarefas solicitadas ao estudante. Deve incluir todas as informações textuais necessárias, bem como figuras, dados e outros tipos de mídia. A falta ou excesso de dados ou informações pode dificultar a compreensão do problema, ou ainda, confundir o estudante com uma questão sem resposta.
As questões devem focar mais as habilidades operatórias (analisar, selecionar, recordar, etc.). Evite avaliar o aluno unicamente pelo critério de memorização com perguntas iniciadas com: o que? Quando? Quem? Cite. Cuidado com questões que possam dificultar a correção das provas escritas, pelo próprio professor, com enunciações sem delimitação, como: Cite alguns… Dê exemplos…
Muitas vezes as questões são abrangentes a ponto de o professor aceitar quaisquer respostas possíveis, simplesmente porque ele não contextualizou antes de propor um questionamento. Questões assim, geralmente são iniciadas com: Você acha que… É possível… A utilização de alguns termos como: Resumidamente… Em poucas linhas… Sucintamente…, podem gerar a ausência da delimitação da abrangência, complicando a enunciação e dificultando a correção.
Formulações inadequadas podem compor enunciados vagos, imprecisos e sem definição, como: Discorra sobre… Dê sua opinião sobre… É preciso que o leitor (estudante) seja direcionado para a habilidade exigida de acordo com o nível de conhecimento sobre aquele assunto.
Ao elaborar o enunciado o educador deve ser colocar no lugar do aluno e verificar até que ponto o que está sendo solicitado na questão está sendo compreensível. Desse modo, elaborando questões de múltiplas escolhas, o aluno precisa ter a certeza de que há apenas uma resposta correta. Por isso, as formulações devem ser claras e precisas com todas as informações necessárias para que não haja dúvidas.
O enunciado deve expressar de forma objetiva que habilidade está sendo solicitada ao aluno, permitindo a antecipação da natureza das alternativas, levando o estudante a compreensão imediata do objetivo da questão, independente da leitura das alternativas de resposta. Caso a questão seja do tipo interpretativa, o mais indicado é que o enunciado esteja antes do texto para que a leitura seja direcionada ao que se pede na questão.
Atualmente, evita-se empregar palavras ou expressões negativas nas avaliações. Todas as questões devem ser elaboradas de maneira positiva, ou seja, sem empregar termos como exceto, não, incorreto e errado. Devem-se incluir informações funcionais. Em alguns tipos de questões, faz-se necessário a adição de instruções, como: Analise o gráfico abaixo… Leia o texto antes de responder as perguntas… Leve em consideração as afirmativas abaixo…
Estruturação do enunciado
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Estruturação das alternativas de resposta das questões de múltipla escolha
As opções de resposta devem ser compostas por uma opção correta e quatro opções incorretas (distratores). Todas as opções de resposta devem ser convidativas para resolução do problema, isto é, os distratores devem fornecer respostas plausíveis e correlacionadas com o contexto e situação-problema da questão. Todas as opções devem estar em harmonia com o Comando da questão. A resposta correta deve estar diretamente vinculada ao comando da questão e não deve dar margem a dúvidas.
Evite utilizar subterfúgios linguísticos que possam confundir o estudante, misturar assuntos nas opções, criar informações para desviar o foco estudante e utilizar palavras que forneçam pistas para resposta.
Leia os Manuais de itens fornecidos pela IES para obter mais dicas e informações.
Perguntas norteadoras do enunciado das questões
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