ENAMED e Projeto ENAMED-Qstione: transformando avaliação em estratégia para a formação médica

Artigos pedagógicos
Leitura em
5
min
Publicado em
15
/
10/2025
Autor
Carla Moura
Receba nossas novidades
Ao assinar você concorda com nossa Política de Privacidade.
Cadastro recebido com sucesso!
Oops! Algo deu errado.
Compartilhe

A formação médica no Brasil vive um momento de transformação. Com a criação do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (ENAMED), regulamentado pela Portaria nº 413, de 18 de junho de 2025, o INEP e as instituições de ensino médico passam a ter acesso a indicadores mais precisos de desempenho estudantil, que não apenas medem conhecimentos, mas orientam decisões pedagógicas estratégicas e fortalecem a qualidade formativa.

Por que o ENAMED é diferente?

O ENAMED avalia competências distribuídas em áreas essenciais da prática médica, como Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Medicina da Família e Comunidade, além de Saúde Mental e Saúde Coletiva de forma interdisciplinar. Com 100 questões objetivas, o exame utiliza Teoria de Resposta ao Item (TRI), metodologia psicométrica que vai muito além dos indicadores estatísticos utilizados na modelagem de avaliação amplamente utilizada no "antigo Enade", permitindo medir o desempenho com precisão, confiabilidade e comparabilidade entre estudantes, turmas e instituições.

O que é o Projeto ENAMED-Qstione?

Diante de tantas mudanças, a Qstione criou um ação sob medida para que as escolas médicas possam se preparar para essa nova realidade, além de acompanhar antecipadamente o desempenho dos seus estudantes, utilizando ferramentas que mimetizam os modelos estatísticos a serem aplicados pelo INEP no Enamed.

O Projeto ENAMED-Qstione surge como uma solução estratégica para transformar dados em ações concretas. Estruturado em ciclos, o projeto se divide em:

  • Ciclo 1 (1º ao 8º período): identifica lacunas de aprendizagem e orienta recomposição curricular, garantindo que os conteúdos e as competências previstos no currículo sejam efetivamente trabalhados.

  • Ciclo 2 (9º ao 12º período): aplica simulados semestrais baseados na Matriz de Referência Qstione-ENAMED, classifica estudantes por níveis de proficiência e organiza ações pedagógicas direcionadas, antecipando a lógica do ENAMED.

A Matriz de Referência Qstione-ENAMED

Organizada em cinco eixos estruturantes, a matriz orienta tanto a elaboração do simulado quanto a análise dos resultados:

  1. Comunicação clínica e práticas documentais na medicina: avalia produção, interpretação e análise de informações clínicas.

  2. Fundamentos biológicos e processos fisiopatológicos: avalia a compreensão de bases biológicas e fisiopatológicas essenciais ao raciocínio clínico.

  3. Raciocínio clínico e tomada de decisão diagnóstica e terapêutica: avalia análise, decisão e conduta terapêutica, incluindo uso crítico de evidências.

  4. Gestão e promoção da saúde: avalia a aplicação de princípios de saúde coletiva, políticas públicas e liderança em ciclos de vida.

  5. Aspectos éticos, legais e culturais na prática médica: avalia atuação ética, legal e culturalmente sensível.

Cada eixo possui descritores de habilidade claros e mensuráveis, permitindo que coordenadores e docentes planejem rapidamente a recomposição de ensino, alinhando estratégias às necessidades reais dos estudantes.

TRI: avaliação com precisão

A Teoria de Resposta ao Item permite analisar:

  • Qualidade do teste: dificuldade e discriminação das questões, bem como os acertos ao acaso.

  • Desempenho dos estudantes: estimativa de proficiência por eixo, turma e período.

Com base na lógica de cálculo utilizada pelo INEP, a TRI transforma resultados em relatórios detalhados, incluindo curva de informação, distribuição de itens, percentuais de acerto, habilidades em destaque e ranking comparativo anônimo entre instituições. Isso possibilita intervenções pedagógicas estratégicas, planejamento de turmas de reforço e ajustes curriculares com precisão.

Transformando dados em ação

O ENAMED-Qstione não é apenas um simulador de prova, é uma ferramenta de gestão acadêmica baseada em evidências. Ela oferece aos gestores e coordenadores:

  • Diagnóstico detalhado do desempenho estudantil;
  • Identificação de lacunas e áreas de destaque;
  • Planejamento de ações pedagógicas estratégicas;
  • Apoio na tomada de decisão para fortalecer competências essenciais.

Ao integrar avaliação, análise de dados e planejamento pedagógico, o projeto permite que as instituições formem médicos preparados para os desafios da prática médica contemporânea.

Quer sair na frente, potencializar os resultados da sua instituição e formar médicos mais preparados e confiantes? Entre em contato conosco e descubra como o Projeto ENAMED-Qstione pode transformar a avaliação em uma ferramenta estratégica de excelência pedagógica, oferecendo dados precisos, ações direcionadas e suporte completo para a gestão do ensino médico.

No items found.