ENAMED e Projeto ENAMED-Qstione: transformando avaliação em estratégia para a formação médica

A formação médica no Brasil vive um momento de transformação. Com a criação do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (ENAMED), regulamentado pela Portaria nº 413, de 18 de junho de 2025, o INEP e as instituições de ensino médico passam a ter acesso a indicadores mais precisos de desempenho estudantil, que não apenas medem conhecimentos, mas orientam decisões pedagógicas estratégicas e fortalecem a qualidade formativa.
Por que o ENAMED é diferente?
O ENAMED avalia competências distribuídas em áreas essenciais da prática médica, como Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Medicina da Família e Comunidade, além de Saúde Mental e Saúde Coletiva de forma interdisciplinar. Com 100 questões objetivas, o exame utiliza Teoria de Resposta ao Item (TRI), metodologia psicométrica que vai muito além dos indicadores estatísticos utilizados na modelagem de avaliação amplamente utilizada no "antigo Enade", permitindo medir o desempenho com precisão, confiabilidade e comparabilidade entre estudantes, turmas e instituições.
O que é o Projeto ENAMED-Qstione?
Diante de tantas mudanças, a Qstione criou um ação sob medida para que as escolas médicas possam se preparar para essa nova realidade, além de acompanhar antecipadamente o desempenho dos seus estudantes, utilizando ferramentas que mimetizam os modelos estatísticos a serem aplicados pelo INEP no Enamed.
O Projeto ENAMED-Qstione surge como uma solução estratégica para transformar dados em ações concretas. Estruturado em ciclos, o projeto se divide em:
- Ciclo 1 (1º ao 8º período): identifica lacunas de aprendizagem e orienta recomposição curricular, garantindo que os conteúdos e as competências previstos no currículo sejam efetivamente trabalhados.
- Ciclo 2 (9º ao 12º período): aplica simulados semestrais baseados na Matriz de Referência Qstione-ENAMED, classifica estudantes por níveis de proficiência e organiza ações pedagógicas direcionadas, antecipando a lógica do ENAMED.
A Matriz de Referência Qstione-ENAMED
Organizada em cinco eixos estruturantes, a matriz orienta tanto a elaboração do simulado quanto a análise dos resultados:
- Comunicação clínica e práticas documentais na medicina: avalia produção, interpretação e análise de informações clínicas.
- Fundamentos biológicos e processos fisiopatológicos: avalia a compreensão de bases biológicas e fisiopatológicas essenciais ao raciocínio clínico.
- Raciocínio clínico e tomada de decisão diagnóstica e terapêutica: avalia análise, decisão e conduta terapêutica, incluindo uso crítico de evidências.
- Gestão e promoção da saúde: avalia a aplicação de princípios de saúde coletiva, políticas públicas e liderança em ciclos de vida.
- Aspectos éticos, legais e culturais na prática médica: avalia atuação ética, legal e culturalmente sensível.
Cada eixo possui descritores de habilidade claros e mensuráveis, permitindo que coordenadores e docentes planejem rapidamente a recomposição de ensino, alinhando estratégias às necessidades reais dos estudantes.
TRI: avaliação com precisão
A Teoria de Resposta ao Item permite analisar:
- Qualidade do teste: dificuldade e discriminação das questões, bem como os acertos ao acaso.
- Desempenho dos estudantes: estimativa de proficiência por eixo, turma e período.
Com base na lógica de cálculo utilizada pelo INEP, a TRI transforma resultados em relatórios detalhados, incluindo curva de informação, distribuição de itens, percentuais de acerto, habilidades em destaque e ranking comparativo anônimo entre instituições. Isso possibilita intervenções pedagógicas estratégicas, planejamento de turmas de reforço e ajustes curriculares com precisão.
Transformando dados em ação
O ENAMED-Qstione não é apenas um simulador de prova, é uma ferramenta de gestão acadêmica baseada em evidências. Ela oferece aos gestores e coordenadores:
- Diagnóstico detalhado do desempenho estudantil;
- Identificação de lacunas e áreas de destaque;
- Planejamento de ações pedagógicas estratégicas;
- Apoio na tomada de decisão para fortalecer competências essenciais.
Ao integrar avaliação, análise de dados e planejamento pedagógico, o projeto permite que as instituições formem médicos preparados para os desafios da prática médica contemporânea.
Quer sair na frente, potencializar os resultados da sua instituição e formar médicos mais preparados e confiantes? Entre em contato conosco e descubra como o Projeto ENAMED-Qstione pode transformar a avaliação em uma ferramenta estratégica de excelência pedagógica, oferecendo dados precisos, ações direcionadas e suporte completo para a gestão do ensino médico.
