Escrever à mão ou teclar?

Artigos pedagógicos
Leitura em
5
min
Publicado em
23
/
06/2019
Autor
Fabrício Garcia
CEO na Plataforma Qstione
Fabrício Garcia é um professor da área de saúde apaixonado pelas novas tecnologias educacionais. Seu foco principal de trabalho está em ajudar instituições de ensino e professores a implementar novas tecnologias que aumentem a eficiência educacional, justamente por acreditar que a tecnologia é o caminho mais simples para democratizar a educação de qualidade no Brasil.
Receba nossas novidades
Ao assinar você concorda com nossa Política de Privacidade.
Cadastro recebido com sucesso!
Oops! Algo deu errado.
Compartilhe

O mundo está cada dia mais conectado e uma onda de novidades tecnológicas invadiu o nosso cotidiano. Nesse contexto, é natural que as pessoas comecem a mudar seus hábitos e, em alguns casos, rechacem costumes antigos. Ler utilizando um Kindle, tratar os livros impressos como mídias obsoletas, teclar ao invés de escrever à mão e até mesmo substituir a fala pela digitação por meio de aplicativos - essas são algumas das características atuais desse mundo hiperconectado, digo atuais porque tudo pode mudar muito rápido e não temos a menor ideia do que estar por vir em termos de novas tecnologias.

A escrita à mão vem sofrendo com essas mudanças e, aparentemente, as pessoas estão escrevendo menos e digitando mais. Mas será que essa mudança de hábito é saudável? Qual é a repercussão disso na educação?

Este artigo não tem pretensões científicas, portanto não encerra a discussão sobre o tema. Contudo, não podemos fugir da análise sob a luz da ciência, principalmente considerando os estudos relacionados a neurociência e neuropediatra, já que os mais afetados com esse tipo de mudança comportamental geralmente são as crianças. Assim, colocarei algumas referências ao final deste artigo, para aqueles que desejam um maior aprofundamento do tema.

Vamos iniciar nossa discussão falando sobre o impacto dessa mudança comportamental sobre as crianças.

Muitos pedagogos estão relegando a importância da escrita à mão e muitas escolas já não estimulam a aplicação dos exercícios de caligrafia. As crianças que nasceram no mundo dos teclados conectados precisam aprender caligrafia?

Alguns estudos sugerem que a escrita cursiva aumenta o nível de atenção das crianças a linguagem escrita. O ato de escrever melhora a grafomotricidade e também ajuda a desenvolver algumas áreas cerebrais ligadas ao planejamento. Escrever requer coordenação motora, cognitiva e neuromuscular. É um verdadeiro exercício para mente.

Uma das coisas interessantes é que há diferenças quanto ao tipo de estímulo gerado pela escrita cursiva e letra de forma. Definitivamente, digitar não gera os mesmos estímulos que a escrita à mão, e a escrita cursiva ajuda as crianças no aprendizado linguístico.

Os estímulos gerados pela leitura de textos em letra de forma são interessantes nos anos escolares iniciais, já que facilitam o reconhecimento das letras pelas crianças. A escrita cursiva ajuda na grafomotricidade e composição, já que conecta as letras. A digitação gera outros tipos de estímulos e, portanto, deveria ser utilizada em anos escolares mais avançados. Esse parece ser o consenso sobre o tema, ou, pelo menos, foi o que pude concluir ao estudar o assunto.

Em parte, a mesma lógica se aplica aos adolescentes e adultos.

Ao fazer anotações à mão, o indivíduo usa a sua própria lógica mental para desenvolver uma ideia. Assim, escrever á mão se torna uma ação didática que ajuda no aprendizado ou entendimento de uma informação.

Um estudo realizado em 2014 e publicado pela Physiological Science, sugere que fazer anotações no laptop é menos eficiente do que usar lápis e papel. O processamento das informações parece ser mais superficial quando digitamos. Em suma, podemos afirmar que escrever à mão é um exercício didático-pedagógico mais eficiente do que digitar.

Recentemente, o MEC anunciou mudanças no modelo do Enem, indicando a possibilidade de utilização de sistemas online para aplicar a avaliação. Será que essa mudança é pertinente? A avaliação online substitui a avaliação escrita?

Concluo que não. São modelos completamente diferentes, sendo a avaliação online menos formativa, já que aparentemente a escrita manual gera estímulos de aprendizado mais profundos e mais lógicos para mente humana se comparada com a digitação. Contudo, a avaliação online traz algumas inovações interessantes, como a possibilidade de itens com recursos multimídia que podem solicitar habilidades cognitivas mais complexas. Nesse contexto, seria interessante aplicar os dois modelos de avaliação, entretanto, os custos seriam elevados e isso pode ser um fator limitante. Nesse caso, tendo que escolher apenas um modelo, optaria pela avaliação escrita à mão.

Parece que a avaliação impressa ainda terá vida longa…

Mas, e aí? Escrever à mão ou teclar?

A resposta é… escrever à mão. Em alguns casos, pode até ser mais trabalhoso e um contrassenso nesse mundo hiperconectado. Mas, a escrita à mão traz mais benefícios ao nosso cérebro e quando tratamos do processo de ensino-aprendizagem, é indiscutível: o ato de escrever à mão é essencial.

Esse é mais um daqueles casos em que o novo nem sempre é melhor ou substitui o antigo.

Referências

https://www.hw21summit.com/research-berninger

Richards, T., Pettet, M., Askren, K., Grabowski, T., Wallis, P., Northey, M., Abbott, R., & Berninger, V. (in press). Event-related potentials in children with and without learning disabilities d uring a sentence judgment task. Developmental Neuropsychology.

Davidson, M., & Berninger, V. (in press, August 29, 2016). Idea generating, planning and translating in expressing and defending opinions in essays of 10- and 12- year-old writers. International J ournal of Education and Psychological Research.

Richards, T., Peverly, S., Wolf, A., Abbott, R., Tanimoto, S., Thompson, R., & Berninger, V. (2016, July 22 on line). Idea units in notes and summaries for read texts by keyboard and pencil in middle childhood students with specific learning disabilities: Cognitive and brain findings. Trends in Neuroscience and Education. Pub ID TINE73 http://www.journals.elsevier.com/trends-in-neuroscience-and-education/NIHMSID 806920

Niedo, J., & Berninger, V. W. (2016). Strategies typically developing writers use for translating thought into the next sentence and evolving text: Implications for assessment and instruction. Open Journal of Modern Linguistics, 6, 276-292. .http://dx.doi.org/10.4236/ojml.2016.64029 NIHMS 814082 http://www.scirp.org/journal/OJML/

Wolf, B., Berninger, V., & Abbott, R (2016, July 23 on-line). Effective beginning handwriting instruction: Multimodal, consistent format for 2 years, and linked to spelling and composing. Reading and Writing. An Interdisciplinary Journal, pp. 1-19. DOI: 10.1007/s11145-016-9674-4 NIHMS 805554 Available as ‘Online First’ http://link.springer.com/article/10.1007/s11145-016-9674-4

Thompson, R. , Tanimoto, S, Abbott, R., Nielsen, K., Geselowitz, K., Lyman, R., Habermann, K., Mickail, T., Raskind, M., Peverly, S. Nagy, W., and Berninger, V. (July 19, 2016 on line). Relationships between language input and letter output modes in writing notes and summaries for students in grades 4 to 9 with persisting writing disabilities. Assistive Technology Journal. DOI: 10.1080/10400435.2016.1199066 Link for on line published paper: http://dx.doi.org/10.1080/10400435.2016.1199066 http://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10400435.2016.1199066

Abbott, R., Fayol, M., Zorman, M., Casalis, S., Nagy, W., & Berninger, V. (in press). Relationships of French and English morphophonemic orthographies to word reading, spelling, and reading comprehension during early and middle childhood. Canadian Journal of School Psychology. NIHMS 759762

Eckert, M., Berninger, V., Vaden K., Gebregziabher, M., Tsu, L. & Dyslexia Data Consortium. (2016). Gray matter findings in reading disability: A combined meta-analytic and direct analysis approach. eNeuro, 3, 1–15 . e0103-15.2015

Eckert, M., Berninger, V., Hoeft, F., Vaden, K., & Dyslexia Data Consortium. (in press).Dyslexia in a case with bilateral perisylvian syndrome. Cortex.

Bazerman, C., Applebee, A., Berninger, V., Brandt, D. Graham, S., Matsuda, P., Murphy, S., Rowe, D., Schleppegrell. (in press). Taking the long view on writing development. Research in the Teaching of English.

Longcamp, M., Richards, T.L., Velay, J.L., Berninger, V. (in press, expected  06/16). Neuroanatomy of handwriting and related reading and writing skills in adults and children with and without learning disabilities: French-American connections. Pratiques.  http://www.pratiques-cresef.com/     NIHMSID  757104

Berninger, V. & Morphy, P. ( 2016, February). Posted article on The SES Indicator..  American Psychological Association.  http://www.apa.org/pi/ses/resources/indicator/

Nielsen, K., Abbott, R., Griffin, W., Lott, J., Raskind, W., & Berninger, V. (2016). Evidence-based reading and writing assessment for dyslexia in adolescents and young adults. Learning Disabilities. A Multidisciplinary Journal, 21, 38-56. NIHMS 752395 PMCID: PMC4739804      doi:  10.18666/LDMJ-2016-V21-I1-6971

Berninger, V., Abbott, R., Cook, C., & Nagy, W.  (2016). Relationships of attention and executive functions to oral language, reading, and writing skills and systems in middle childhood and early adolescence. Journal of Learning Disabilities, 1-16. DOI: 10.1177/0022219415617167 NIHMS 721063. Posted online 1/8/16 journaloflearningdisabilities.sagepub.com

Davidson, M., & Berninger, V. (2015). Informative, compare and contrast, and persuasive essays of fifth and seventh graders: Not all essay writing the same. PsychoeducationaAssessment. DOI: 10.1177/0734282915604977 NIHMS 721074 http://jpa.sagepub.com/cgi/reprint/0734282915604977v1.pdf?ijkey=RLsAIrDvL3fgqnz&keytype=finite

Tanimoto, S., Thompson, R., Berninger, V., Nagy W., & Abbott, R. (in press, April 26, 2015). Computerized writing and reading instruction for students in grades 4 to 9 with specific learning disabilities affecting written language. Journal of Computer Assisted Learning. NIHMS 721216

Berninger, V., Richards, T., & Abbott, R. (2015, published on line April 21, 2015).Differential diagnosis of dysgraphia, dyslexia, and OWL LD: Behavioral and neuroimaging evidence. Reading and Writing. An Interdisciplinary  Journal, 28, 1119-1153.  doi:10.1007/s11145-015-9565-0 A2 contains supplementary material  available to authorized users: NIHMS683238  Publ ID 2615-04-21_0002   PMC ID # (forthcoming)

Richards, T.L, Grabowksi, T., Askren, K., Boord, P., Yagle, K.,Mestre, Z., Robinson, O., Welker, D. Gulliford, V, Nagy, W., &  Berninger, V.  (2015, posted on line March 28). Contrasting brain patterns of writing-related DTI parameters, fMRI connectivity, and DTI-fMRI connectivity correlations in children with and without dysgraphia or dyslexia Neuroimage Clinical. http://link.springer.com/article/10.1007/s11145-015-9565-0   10.1016/j.nicl.2015.03.018 NIHMS695386  PMC 4473717 http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4473717

Alstad, Z.., Sanders, E., Abbott, R., Barnett, A., Hendersen, S., Connelly, V., & Berninger, V. (2015). Modes of alphabet letter production during middle childhood and adolescence: Interrelationships with each other and other writing skills. Journal of Writing Research, 6(3), 199-231. http://www.jowr.org/next.html      http://dx.doi.org/10.17239/jowr-2015.06.03.1#644747: NIHMS644747 [NCBI tracking system #16689920]

Berninger, V., Nagy, W., Tanimoto,S., Thompson, R., & Abbott, R. (2015, published on line October 30, 2014). Computer instruction in handwriting, spelling, and composing for students with specific learning disabilities in grades 4 to 9. Computers and Education, 81, 154-168. DOI information: 10.1016/j.compedu.2014.10.00 Posted NIHMS636683 NIHMSID Publ.ID: CAE2713 http://audioslides.elsevier.com/getvideo.aspx?doi=10.1016/j.compedu.2014.10.005 PubMed Centralhttp://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4217090

Niedo, J., Abbott, R., & Berninger, V. (2014). Predicting levels of reading and writing achievement in typically developing, English-speaking 2nd and 5th graders. Learning and Individual Differences, 32C, 54-68. Published on line April 18, 2014 doi  10.1016/j.lindif.2014.03.013  NIHMS ID: NIHMS580076    Published PubMed Central (PMC) for public access May 1, 2015:       http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4058427

DelCampo, R., Buchanan, W., Abbott, R., & Berninger, V. (2015). Levels of phonology relationships to reading and writing in middle childhood. Reading and Writing. An Interdisciplinary Journal, 28, 183-198.   DOI 10.1007/s11145-014-9520-5 NIHMS ID: 603808              Published on line June 12, 2014   http://www.springer.com/home?SGWID=0-0-1003-0-0&aqId=2678904&download=1&checkval=587a95ba565e6eec9626caa50862cd34 PubMed Central  http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4313929

Rubenstein, K., Raskind, W., Berninger, V., Matsushita,, M., & Wijsman, E. (2014). Genome scan for cognitive trait loci of dyslexia: rapid naming and rapid switching of letters, numbers, and colors. American Journal of Medical Genetics Part B: Neuropsychiatric Genetics, 165, 345-356.NIHMS ID -595138    PMCID: PMC4053475

Berninger, V., & Abbott, R (2013) Children with dyslexia who are and are not gifted in verbal reasoning. Gifted Child Quarterly, 57, .223-233. doi 10.1177/0016986213500342. Published online August 30 as part of October, 2013 GCQ, hard copy distributed in September, 2013. Posted on PubMedCentral on 2013-09-22 15:41:46 for release August 30, 2014. NIHMSID #526583

Niedo, J., Lee, Y. L., Breznitz, Z., & Berninger, V. (2014, May; 2013, October 28 on line). Computerized silent reading rate and strategy instruction for fourth graders at risk in silent reading rate. Learning Disability Quarterly, 37(2), 100-110. DOI 10.1177/0731948713507263 NIHMSID #526584 Pub Med Central version can be released October 28, 2014 Published PubMed Central (PMC) for public access May 1, 2015:   http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4047714

Rubenstein, K., Matsushita, M., Berninger, V., Raskind, W., & Wijsman, E. (2011). Genome scan for spelling deficits: Effects of verbal IQ on models of transmission and trait gene localization. Behavioral Genetics. An International Journal Devoted to the Inheritance of Behavior, 41, 31-42.    http://www.springerlink.com/content/l3017v24656mqr32/

Peter, B., Raskind, W., Matsushita, M., Lisowski, M., Vu, T., Berninger, V., Wijsman, E., & Brkanac, Z. (2011). Replication of CNTNAP2 association with nonword repetition and support for FOXP2 association with timed reading and motor activities in a dyslexia family sample. Journal of Neurodevelopmental Disorders, 3, 39-49.

Richards, T., Berninger, V., Stock, P., Altemeier, L., Trivedi, P., & Maravilla, K. (2011).Differences between good and poor child writers on fMRI contrasts for writing newly taught and highly practiced letter forms. Reading and Writing, 24(5), 493-516.

Brooks, A., Berninger, V., Abbott, R., & Richards, T. (2011) Letter naming and letter writing reversals of some children with dyslexia: Symptoms of inefficient phonological and orthographic loops of working memory? Developmental Neuropsychology, 36, 847-868.

Graham, S., Berninger, V., & Abbott, R. (2011). Are attitudes toward writing and reading separable constructs? A study with primary grade children. Reading and Writing Quarterly.

Berninger, V., Nagy, W., & Beers, S. (2011) Child writers’ construction and reconstruction of single sentences and construction of multi-sentence texts: Contributions of syntax and transcription to translation. Reading and Writing. An Interdisciplinary Journal,102, 151-182.DOI 10.1007/s11145-010-9262-y PMC3048336

Berninger, V., & Richards, T. (2010). Inter-relationships among behavioral markers, genes, brain, and treatment in dyslexia and dysgraphia.Future Neurology, 5, 597-617.   (doi: 10.2217/fnl.10.22)

Berninger, V., & Abbott, D. (2010). Listening comprehension, oral expression, reading comprehension and written expression: Related yet unique language systems in grades 1, 3, 5, and 7. Journal of Educational Psychology, 102, 635–651.

Berninger, V., & O’Malley May, M. (2011). Evidence-based diagnosis and treatment for specific learning disabilities involving impairments in written and/or oral language. Journal of Learning Disabilities, 44, 167-183.

Abbott, R., Berninger, V., & Fayol, M. (2010). Longitudinal relationships of levels of language in writing and between writing and reading in grades 1 to 7. Journal of Educational Psychology, 102, 281-298.

Berninger, V., Abbott, R., Swanson, H. L., Lovitt, D., Trivedi, P., Lin, S., Gould, L., Youngstrom, M., Shimada, S., and Amtmann, D. (2010). Relationship of word- and sentence-level working memory to reading and writing in second, fourth, and sixth grade. Language, Speech, and Hearing Services in Schools, 41,179-193.

Berninger, V., Abbott, R., Trivedi, P., Olson, E., Gould, L., Hiramatsu, S., Holsinger, M., McShane, M., Murphy, H., Norton, J., Scuilli Boyd, A., & York Westhaggen, S.  (2010). Applying the multiple dimensions of reading fluency to assessment and instruction. Journal of Psychoeducational Assessment, 28, 3-18. © 2009 Sage Publications 10.1177/0734282909336083 http://jpa.sagepub.com  hosted at http://online.sagepub.com

Berninger, V., Abbott, R., Nagy, W., & Carlisle, J.  (2010). Growth in phonological, orthographic, and morphological awareness in grades 1 to 6. Journal of Psycholinguistic Research, 39, 141-163. available on SpringerLink http://www.springerlink.com/openurl.asp?genre=article&id=doi:10.1007/s10936-009-9130-6

Garcia, N., Abbott, R., & Berninger, V. (2010). Predicting poor, average, and superior spellers in grades 1 to 6 from phonological, orthographic, and morphological, spelling, or reading composites. Written Language and Literacy, 13, 61-99.

No items found.