Institucional

Serviços e Especificações Qstione

Entenda como a Qstione trabalha

A Plataforma Qstione foi criada para qualificar as avaliações cognitivas aplicadas em escolas, faculdades e outras instituições de ensino. O principal objetivo é permitir que professores e gestores educacionais sejam capazes de gerir todo o processo de elaboração, geração e correção de provas. O sistema induz a produção avaliações de acordo com as boas práticas pedagógicas em avaliação de estudantes.

É possível elaborar itens indexados aos objetivos de aprendizagem, conteúdos, referências e/ou quaisquer outras informações pertinentes a avaliação. Assim, o gerenciamento do conhecimento trabalhado em sala de aula se torna simples e fácil, sendo possível criar indicadores que permitem a aferição da efetividade do trabalho do professor em sala de aula, bem como, a evolução dos resultados acadêmicos dos estudantes.

Os ganhos operacionais e de segurança da avaliação também são pontos importantes para Qstione. As instituições que usam nosso plataforma ganham produtividade com a geração de avaliações randomizadas e com a correção e digitalização das folhas de resposta, em poucos segundos. Além disso, todas as provas geradas na plataforma são rastreáveis, graças ao sistema de controle de logs e hash de segurança.

A Plataforma Qstione proporciona uma avaliação de estudantes norteada pela Taxonomia de Bloom (revisada), com alto ganho de produtividade operacional  e qualificação pedagógica. Dessa forma, fica mais fácil identificar lacunas de aprendizagem e atuar na qualificação de professores e coordenadores pedagógicos. Os resultados dos estudantes são individualizados e divulgados com maior transparência, facilitando o acompanhamento da evolução educacional dos estudantes pela família

Serviços

Capacitação de professores: a Qstione disponibiliza materiais (tutoriais, vídeos, manuais, etc.) capacitações on-line e/ou presenciais de acordo com a demanda de cada cliente. Tais capacitações visam o treinamento de professores, revisores de itens, gestores e funcionários, com o intuito de habilitar os usuários da plataforma nas dimensões operacional, pedagógica, gestão de processos e segurança. Assim, todos os usuários poderão extrair o máximo de eficiência na utilização da plataforma.
Os serviços presenciais são contratados sob demanda, de acordo com o número de diárias solicitadas pelo cliente. Os cursos e materiais on-line já estão inclusos na contratação do serviço.
Contate nossos consultores para acessar a lista atualizada de capacitações disponíveis.

Suporte ao usuário: a equipe Qstione disponibiliza diversos canais de atendimento ao usuário da plataforma (chat, WhatsApp, telefônico, etc.). O atendimento é realizado diariamente, em horário comercial, inclusive nos feriados e domingos. Assim, professores, coordenadores e funcionários podem sanar eventuais dúvidas sobre o uso da plataforma todos os dias da semana.

Serviços de TI e integração entre sistemas: a Plataforma Qstione disponibiliza serviços de integração via sistema de cargas e/ou integração via API. Isto é, a plataforma pode integrar as informações de sistemas acadêmicos, recebendo informações atualizadas (dados cadastras de professores, alunos, gestores, turmas, disciplinas, etc.) e enviando informações (notas, ausência de alunos, etc.). Essa integração permite a geração de provas personalizadas, envio de notas, cálculo de notas, geração de simulados, etc. A equipe de TI da Qstione dá todo suporte a equipe de TI do cliente, para que a instituição possa usufruir de todas as vantagens tecnológicas e operacionais da plataforma.
Opcionalmente, os cadastros podem ser realizados diretamente na tela dos sistema.

Hospedagem, armazenamento e servidores: a Qstione disponibiliza aos seus clientes todos os serviços relacionados ao armazenamento de folhas de resposta, backup de segurança, servidores de e-mail e toda infraestrutura de TI necessária para o bom funcionamento da plataforma.

Atualização de software: nosso pacote de serviços inclui a atualizaçao contínua de software, diminuindo eventuais problemas de segurança, bugs e, disponibilizando novas funcionalidades ao sistema.

Assinatura mensal da plataforma: a mensalidade inclui os serviços supramencionados, com exceção dos serviços presenciais. O valor das mensalidades podem variar de acordo com o número de alunos, de professores e de instâncias administrativas (equipes de TI e pedagógicas do cliente).

Especificações básicas do sistema

Cadastro de itens (questões): o sistema permite o cadastro de itens discursivos e objetivos (múltipla escolha). Todos os itens podem ser indexados a atributos personalizados pela instituição de ensino. Assim, é possível associar os itens aos objetivos de aprendizagem, conteúdos, referências e/ou qualquer outro indexador que o cliente achar pertinente. Tais indexadores norteiam as análises estatísticas geradas após a correção das provas.
Os itens são agrupados por disciplinas ou módulos de acordo com o projeto pedagógico de cada instituição de ensino. O professor pode salvar o item na forma de rascunho ou submeter para validação. Um vez validado, o item passar a integrar o banco de itens (questões) da instituição.

Taxonomia de Bloom: todos os itens são classificados de acordo com a taxonomia de Bloom revisada, assim, a Qstione garante a classificação cognitiva dos itens e os indexa corretamente aos objetivos específicos de aprendizagem descritos na matriz de referência.

Validação de itens: a plataforma disponibiliza um checklist de revisão de itens personalizável. Isso garante que cada instituição possa definir seus critérios de validação. Os itens não validados ou recusados retornam para o professor autor, com um parecer automático e/ou com a adição de um parecer manual. O processo de validação da Qstione cria uma cultura de qualidade da avaliação e garante que todos itens do banco de questões estejam em consonância com as exigências pedagógicas da instituição de ensino.

Banco de itens (questões): a Qstione fornece um banco de itens composto por questões de domínio público e/ou elaboradas pela equipe. Contudo, o grande ganho pedagógico consiste na formação de um banco composto por questões da própria instituição. Isso permite a geração de testes ou simulados em conformidade com as diretrizes do projeto pedagógico da instituição de ensino.

Geração de provas: as provas pode ser geradas no modo automático ou manual. É possível gerar 5 tipos diferentes de provas com o mesmo conjunto de itens (randomizados). Além disso, o sistema disponibiliza diferentes formatos de provas para deficientes visuais, dando maior acessibilidade. Todas as provas são personalizadas com o nome do aluno, matrícula, disciplina/módulo, curso, data de aplicação e nome do professor responsável pela aplicação.
No caso da utilização do sistema em faculdades ou universidades, é possível gerar provas  com composições específicas para estudantes matriculados em disciplinas de diferentes períodos, em algumas regiões, denominados alunos de matriz aberta. Isso facilita enormemente a geração de provas integradoras.

Ensalamento: a plataforma gera as provas separadas em grupos de impressão de acordo com o mapa de salas da instituição. Isso facilita a logística de impressão e aplicação de simulados, vestibulares, testes de progresso e avaliações integradoras.

Correção de provas: as folhas de resposta podem ser digitalizadas em mesas digitalizadoras comuns (scanner), esse é um grande diferencial, já que a instituição não precisará fazer novos investimentos para aquisição de equipamentos específicos. O sistema corrige, em média, 3 folhas de de reposta por segundo. Assim, em poucos segundos após a aplicação da prova, os professores podem acessar a plataforma e autorizar o envio da devolutiva e resultados para os alunos.

Devolutiva: os estudantes recebem, por e-mail, a prova comentada com sua folha de resposta digitalizada corrigida. Dessa forma, o estudante compreende quais foram as habilidades e conteúdos solicitados nas avaliações, identificando os conhecimentos deficitários. Isso diminui as solicitações de revisão de correção, aumenta a transparência do processo e permite uma discussão pedagógica mais qualificada entre estudante e professor.

Análise de dados: a plataforma tem uma exclusiva ferramenta de BI (Business Intelligence), que permite o cruzamento de dados representados graficamente. Isso permite diversos tipos de análises, gerando indicadores de resultados acadêmicos importantes para gestão educacional. Assim, é possível identificar quais são as principais lacunas de aprendizagem, personalizar a análise dos resultados dos alunos, identificar os conhecimentos deficitários, aferir a evolução do aprendizado, fazer a gestão do banco de itens e muito mais!

Este artigo é apenas um resumo das principais especificações da Plataforma Qstione.
Entre em contato com nossos consultores e descubra o que a Qstione pode oferecer para melhorar a avaliação de estudantes em sua instituição.