O que o resultado do Enade diz sobre a sua instituição de ensino?

Enem e Enade
Leitura em
5
min
Publicado em
07
/
09/2023
Autor
Fabrício Garcia
CEO na Plataforma Qstione
Fabrício Garcia é um professor da área de saúde apaixonado pelas novas tecnologias educacionais. Seu foco principal de trabalho está em ajudar instituições de ensino e professores a implementar novas tecnologias que aumentem a eficiência educacional, justamente por acreditar que a tecnologia é o caminho mais simples para democratizar a educação de qualidade no Brasil.
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O resultado do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) é um dos principais indicadores do mercado de Ensino Superior. Com uma avaliação positiva, a instituição se destaca em meio à concorrência, fortalecendo sua imagem para o público geral e atendendo às expectativas dos docentes e turmas.

 

As instituições de ensino que não se preparam adequadamente para a realização do ENADE muitas vezes enfrentam decepções com os resultados. Isso ocorre porque o Enade possui um modelo específico e, nem sempre, os estudantes que têm um bom desempenho em avaliações internas conseguem obter uma boa nota nele.

 

Nesse contexto, vale lembrar que os estudantes que realizam o Enade estão nos últimos períodos do curso. Portanto, quando os resultados são divulgados, esses estudantes geralmente já não estão mais vinculados à instituição de ensino. Desse modo, cabe à instituição identificar as lacunas de aprendizado apontadas nos microdados do exame para implementar ações pedagógicas que possam aprimorar o ensino.

 

Segundo Fabrício Garcia, CEO da Qstione, algumas variáveis podem interferir diretamente no resultado de avaliações institucionais como o Enade. Ele destaca:

 

1. Aspectos socioemocionais e fisiológicos dos estudantes:

Aspectos relacionados à saúde e ao equilíbrio emocional dos estudantes podem interferir diretamente no resultado do Enade. Assim, se o estudante almeja obter bons resultados em qualquer tipo de avaliação, inclusive no Enade, é aconselhável que eles dediquem tempo e atenção à sua própria saúde, além de cuidar das suas relações sociais.

 

Isso implica em cuidar da saúde em todas as suas dimensões, mantendo um estado de bem-estar físico, mental e social. Por isso, estimular e promover a prática de atividades físicas e sociais pode ser um diferencial na preparação para avaliações como o Enade.

 

2. Técnica de realização de provas:

A habilidade de realizar diferentes modelos de testes pode ser um outro diferencial na preparação para o Enade, sendo uma variável importante para o resultado do exame. O Enade possui características muito bem definidas em relação aos modelos de itens e a abordagem dos conteúdos nas provas. Geralmente, os itens se enquadram em cinco modelos: pergunta direta, resposta múltipla, asserção e razão, interpretação e afirmação incompleta.

 

Além disso, os itens apresentam algum nível de contextualização e problematização. Por isso, recomendamos que as universidades e faculdades concentrem esforços em trabalhar intensivamente com esses modelos em suas avaliações regulares, preparando seus estudantes para a resolução dos modelos de item mais solicitados.

 

3. Domínios dos conhecimentos e habilidades:

Para alcançarem um bom resultado no Enade, os estudantes precisam adquirir as habilidades e conhecimentos solicitados pelo exame. Para atingir esse objetivo, a instituição de ensino precisa garantir a cobertura completa do currículo em suas avaliações.

 

Esse indicador, denominado pela Qstione como “índice de cobertura do currículo”, norteia os cursos no sentido de abranger todos os conhecimentos propostos nos currículos dos programas, identificando possíveis lacunas de aprendizagem. Só é possível obter esse indicador com implementação de sistemas de avaliação que se articulem com o planejamento do ensino.

 

4. Aspecto motivacional

Como o resultado do Enade não impacta diretamente o estudante, já que esse resultado não é incorporado ao histórico escolar nem atua como requisito para a obtenção do diploma, as universidades precisam fazer um grande trabalho de conscientização e motivação para que os alunos possam realizar o exame com afinco.

 

Fabrício Garcia ressalta que a negligência na preparação do estudante, em qualquer um dos aspectos mencionados anteriormente, pode reduzir significativamente o desempenho no Enade. Por esse motivo, a instituição de ensino deve ser estratégica, direcionando esforços para abordar esses quatro pontos de forma eficiente e incisiva.

 

Como a Qstione pode ajudar?

Apoiando as instituições de ensino, a Qstione contribui diretamente em duas áreas: melhoria da técnica de realização de provas e domínio dos conhecimentos e habilidades. Com o uso da plataforma, a qualidade dos itens é padronizada, gerando itens que estão perfeitamente articulados com os descritores dos objetivos de aprendizagem específicos.

 

“Isso permite a geração de diversos indicadores de desempenho dos estudantes, inclusive o índice de cobertura, evitando o aparecimento das lacunas de aprendizagem e gerando a possibilidade de intervenções pedagógicas em tempo real. Dessa forma, os estudantes acessam avaliações que seguem os padrões de qualidade estabelecidos no Enade desde o primeiro período do curso”, afirma o CEO da Qstione.

 

Logo, no dia de realizar o Enade, o estudante estará habituado com o seu formato. Além disso, o rígido controle das lacunas de aprendizagem, implementado com a Qstione, permite que a instituição alcance o máximo de cobertura do currículo em suas avaliações, garantindo a aquisição dos conhecimentos mínimos necessários para obter um bom desempenho no exame.

 

Outro diferencial é que, por oferecer dezenas de indicadores de desempenho em tempo real, a Plataforma Qstione possibilita intervenções preventivas. O resultado no Enade, portanto, nunca será uma surpresa para as instituições de ensino que utilizam a ferramenta.

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