Por que não formalizamos a educação informal?
A educação informal tem se mostrado uma realidade que veio para ficar. Quais são os argumentos contrários e a favor a aplicação desse sistema de ensino?
A educação informal tem se mostrado uma realidade que veio para ficar. Quais são os argumentos contrários e a favor a aplicação desse sistema de ensino?
Quais as reais necessidades das instituições? Quais as tecnologias adequadas para satisfazer a essas necessidades basais?
Como estruturar corretamente a matriz de referência de sua instituição na Plataforma Qstione, seguindo os modelos CHA ou de descritor único.
Não devemos iniciar um processo de ensino sem saber onde se quer chegar, mas como estruturar bons descritores de objetivos de aprendizagem?
A escrita à mão vem sofrendo com a evolução da tecnologia e, aparentemente, as pessoas estão escrevendo menos e digitando mais. Mas será que essa mudança de hábito é saudável? Qual é a repercussão disso na educação?
Aferir a evolução do ensino é o maior desafio da escola. Como lidar com os fatores relevantes da avaliação?
Entenda como a Qstione trabalha A Plataforma Qstione foi criada para qualificar as avaliações cognitivas aplicadas em escolas, faculdades e outras instituições de ensino. O principal objetivo é permitir que professores e gestores educacionais sejam capazes de gerir todo o processo de elaboração, geração e correção de provas. O sistema induz a produção avaliações de […]
O questionamento central deste artigo é: a BNCC serve como matriz de referência? Isto é, a escola pode usar os descritores da BNCC como os únicos objetivos de aprendizagem norteadores da avaliação dos seus estudantes?
Benjamin Bloom foi um dos mais importantes autores da área educacional do século XX, e sua obra continua atual. Vamos destacar suas obras e características marcantes, sob a ótica da pedagogia.
O que é a avaliação? O que o desempenho do aluno significa? Qual a finalidade do processo avaliativo? Como ele impacta na tomada de decisão?