Preparação para o Enem: entenda a importância da transparência educacional e dos feedbacks de simulados

Enem e Enade
Leitura em
5
min
Publicado em
24
/
08/2023
Autor
Fabrício Garcia
CEO na Plataforma Qstione
Fabrício Garcia é um professor da área de saúde apaixonado pelas novas tecnologias educacionais. Seu foco principal de trabalho está em ajudar instituições de ensino e professores a implementar novas tecnologias que aumentem a eficiência educacional, justamente por acreditar que a tecnologia é o caminho mais simples para democratizar a educação de qualidade no Brasil.
Receba nossas novidades
Ao assinar você concorda com nossa Política de Privacidade.
Cadastro recebido com sucesso!
Oops! Algo deu errado.
Compartilhe

Quais as vantagens de realizar simulados?

Os simulados possibilitam que os estudantes controlem a ansiedade que sentem em relação ao Enem, principal meio de ingresso às universidades brasileiras, pois há uma familiarização com a forma como o conhecimento será cobrado, além de aumentar a resistência cognitiva do estudante. Assim, o candidato pode identificar seus pontos fortes e fracos, e trabalhar em cima deles até o dia oficial da prova.

Além disso, para o Enem, que é um exame com textos longos e tempo apertado, os vestibulandos devem treinar a velocidade com que respondem cada questão. Esse gerenciamento de tempo inclui, mesmo nos simulados, chegar pontualmente e evitar inconvenientes, como precisar sair da sala. Dessa forma, o estudante mimetiza o que normalmente acontece durante a realização do Enem.

A transparência educacional e a preparação para os vestibulares

As instituições de ensino também podem contribuir significativamente para a preparação dos alunos quando priorizam uma transparência educacional. Esta consiste, resumidamente, em:

• Fornecer informações relevantes aos estudantes, como o conteúdo programático, a metodologia de ensino e os critérios de avaliação;

• Estabelecer avaliações de desempenho individual, como notas, simulados, frequência e feedbacks;

• Identificar lacunas na preparação, com acesso aos critérios de avaliação de cada conteúdo;

• Promover ações constantes de melhoria da qualidade de ensino, segundo as necessidades das turmas.

Todas essas ações auxiliam os estudantes a entender melhor o que esperar da preparação para os vestibulares, a se planejar adequadamente e, claro, a ajustar seus planos individuais de estudo.

Qual a importância dos feedbacks de simulados?

A partir de feedbacks qualitativos e quantitativos, os estudantes e responsáveis têm o senso real do desempenho acadêmico, podendo, assim, identificar os componentes curriculares com alto e baixo nível de aprendizado. Na preparação para o vestibular, é essencial que esse processo ocorra com a realização dos simulados.

Além disso, os dados obtidos nos simulados podem ser cruzados com os das provas e exercícios realizados corriqueiramente em sala de aula, aumentando o escopo de dados utilizados no diagnóstico de desempenho acadêmico do aluno para detecção de falhas do processo ensino-aprendizagem.

Ao se preparar para o Enem e realizar simulados que replicam o modelo da prova, o estudante deve receber devolutivas qualificadas, que o ajudam a identificar o porquê de ter acertado ou errado aquelas questões. Com isso, ele trabalha em cima dessas lacunas, com intencionalidade e visando uma evolução até o próximo simulado.

Em suma, essas devolutivas dão propósito às avaliações e simulados promovidos pela instituição, os quais deixam de ser apenas uma nota, e passam a ser uma forma de identificar os déficits de aprendizagem para solucioná-los e aumentar o conhecimento e desempenho final.

Com o período de inscrições se aproximando (de 5 a 16 de junho na Página do Participante), os jovens devem reforçar a preparação desde já!

No items found.