Sem categoria

Não consigo acessar a Plataforma! E agora?

Antes de a gente começar, vale lembrar o seguinte:

Muitos alunos acham que, para acessar a Plataforma, vão receber por e-mail da instituição de ensino uma senha. Não é assim que funciona! Você precisa acessar a página do Ambiente Virtual de Aprendizagem e clicar em “Esqueceu o seu usuário ou senha”.

Mas porque devo clicar que “esqueci”, se eu nem sei qual é a senha?

Clicar neste botão vai acionar o envio de um link de acesso exclusivo e privado, só para que seja possível acessar a Plataforma pela primeira vez. Depois que acessar, você deverá trocar e ANOTAR a sua senha em algum lugar seguro.

Siga os passos que estão descritos na página inicial da plataforma para conseguir acessar!

Você seguiu os passos e mesmo assim não deu certo?

Calma, calma! Não criemos pânico. Nesse FAQ você encontrará as principais possibilidades de erro que podem acontecer ao tentar acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem da Plataforma Qstione… E as soluções!

Problema principal: Não atualizar o e-mail

Depois de solicitar a senha, uma boa dica é: fique atualizando o seu e-mail! Nos próximos 01 a 03 minutos após a solicitação, você pode apertar F5 em seu teclado estando na página do e-mail, ou clicar no botão “Recarregar” do seu navegador. Dessa forma, você conseguirá visualizar o e-mail assim que ele chegar, pois vai garantir que a caixa de entrada está o mais atualizada possível.

Se não chegar, você pode tentar novamente, até 3x, mas não mais do que isso sem aguardar pelo menos 1 minuto entre as tentativas.

ATENÇÃO: Não tentar mais do que cinco vezes em menos de 10 minutos! O excesso de tentativas fará você ser bloqueado pelo sistema.

Problema 1: E-mail não cadastrado

Para acessar o AVA Qstione, você precisa utilizar o seu e-mail institucional (por exemplo: [email protected]), ou o e-mail que foi cadastrado pela sua coordenação na Plataforma. Em muitos casos, o aluno tenta acessar usando um e-mail diferente sem saber. Então, certifique-se que o endereço eletrônico que você está usando para logar é realmente o correto e foi cadastrado no sistema. Se não souber qual foi o e-mail cadastrado, pergunte ao seu coordenador!

Problema 2: Aguardar a senha em outra caixa de entrada

Se você não estiver com a caixa de entrada do e-mail cadastrado aberta, provavelmente está esperando uma senha em um local que não é o correto! Confira, então, se a senha não foi enviada para outra caixa de entrada diferente da que você está monitorando.

Problema 3: Não aguardar o tempo necessário

Para enviar a senha ao seu e-mail, o sistema pode levar de 15 a 20 minutos, após a solicitação. É muito comum, portanto, o aluno não ter paciência para esperar o tempo necessário e achar que deu erro, correndo, portanto, para buscar ajuda… sendo que, minutos depois, a senha chega. Aguarde o tempo necessário, antes de acionar seus professores, coordenadores ou o suporte da Plataforma Qstione.

Problema 4: Selecionar e colar espaços vazios

Ao receber sua senha, você pode copiar e colar os caracteres no campo indicado. Porém, tome muito cuidado para não copiar o texto deixando espaços! Por exemplo, ao copiar, o aluno seleciona todos os caracteres da senha, mais um espaço vazio antes e/ou outro espaço vazio depois. Quando cola no sistema, estes espaços vazios também são reconhecidos e atrapalham o processamento, pois sua senha é 1234 e não _1234_ ( o _ representa o espaço vazio). Veja o exemplo abaixo:

Problema 5: Digitar com o Caps Lock ativado

A tecla Caps Lock, no seu teclado, ativa o modo CAIXA ALTA. Assim, você deve verificar se a mesma está ativada no momento de digitar a senha que recebeu. Se estiver, desative-a. Lembre-se: você não vai ver que a senha está sendo digitada errada porque ela estará encriptografada. É preciso verificar!

Problema 6: Direcionar para SPAM ou Lixo eletrônico

Spam é o termo usado para se referir aos e-mails não solicitados que, geralmente, são enviados para um grande número de pessoas. O e-mail com pedido de senha é enviado para milhares de alunos ao mesmo tempo, colegas da sua instituição. Por isso, em alguns casos, sua caixa de entrada pode entender que se trata de um SPAM e o envia para essa aba do e-mail. Verifique, portanto, se o e-mail com a senha não foi enviado para a caixa de SPAM ou Lixo eletrônico. Se estiver lá, você deve marcar a mensagem e o remetente como “confiável”.

Problema 7: Permitir o salvamento automático do navegador

Sabe quando o navegador se oferece para salvar nossas senhas? Parece maravilhoso, não é mesmo? Mas nem é tanto assim! Às vezes, você digitou a senha errada e, por não conseguir visualizar os caracteres (só pontinhos ou asteriscos), nem se dá conta. Assim, o navegador decora uma senha errada e, todas vezes em que for tentar acessar novamente, você será bloqueado com a informação de que a senha está incorreta. Ou, então, ele insere uma senha que foi salva para outro site, e você nem percebe! Por isso, não permita que o navegador salve a sua senha! Digite-a, e só salve quando tiver 100% de certeza que ela está correta.

Problema 8: Solicitar a senha várias vezes seguidas

Para enviar a senha ao seu e-mail, o sistema pode levar de 15 a 20 minutos, após a solicitação. É muito comum, portanto, o aluno não ter paciência para esperar o tempo necessário e repetir o processo para recuperar a senha várias vezes em menos de 1 minuto! Não faça isso. Aguarde, pelo menos, 15 minutos antes de tentar solicitar a senha novamente após a primeira tentativa. Caso contrário, você vai receber várias senhas expiradas, e não vai conseguir acessar nem tão cedo.

Problema 9: Fui bloqueado! E agora?

Então, sabe quando a gente te avisou para não pedir a senha várias vezes seguidas em um curto espaço de tempo? Era para evitar justamente isso! Você foi bloqueado pelo sistema por questões de segurança, depois de tantas senhas enviadas e não utilizadas. Será necessário aguardar UMA HORA antes de tentar novamente. Enquanto aguarda o seu tempo de bloqueio terminar, você pode conferir nossos vídeos no Canal Qstione, ouvir uma boa música ou revisar a matéria!

Você tentou verificar todos estes problemas e continua não recebendo o e-mail em sua caixa de entrada?

Chegou a hora, então, de acionar a sua instituição de ensino! O servidor de e-mails da Plataforma Qstione envia a sua senha direto para o servidor de e-mails da sua instituição de ensino, e este fará a entrega da senha em sua caixa de entrada. Se você tentou todos os passos acima e mesmo assim não deu certo, o erro pode ter acontecido no servidor da instituição. Procure a coordenação do seu curso para saber como proceder.

Este FAQ foi útil para você?

Avaliação: 1 de 5.