Uma análise da matriz curricular do SAEB

Ensino público
Leitura em
5
min
Publicado em
04
/
06/2024
Autor
Nathalia Andrade
Gerente de relacionamento com o cliente na Plataforma Qstione
Diretamente da terra que, segundo a tradição, ensinou a Paraíba a ler, venho de Cajazeiras. Formada em administração e curiosa em desenvolvimento. Trabalhando junto a escolas e faculdades para aprimorar a educação no país através da avaliação de estudantes.
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Você, gestor escolar, já comparou sua matriz curricular com a matriz SAEB? Como estão os desempenhos dos seus alunos nos objetivos trabalhados na prova?

Aliás: QUAIS são os objetivos de relevância? Quais precisam ser seus enfoques?

Se você já se perguntou isso e não sabe por onde começar, ou até mesmo se essa foi a primeira vez que essas questões passaram pela sua mente, chegou o momento de conversarmos um pouco sobre esse tema.

Antes de adentrarmos nessas informações, vamos entender um pouco sobre essa prova tão comentada, a prova SAEB.

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é um conjunto de avaliações externas em larga escala conduzidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O objetivo principal é diagnosticar de maneira abrangente a educação básica no Brasil. Essas avaliações ocorrem bienalmente e abrangem tanto a rede pública quanto uma amostra da rede privada, utilizando testes e questionários para medir o nível de aprendizagem dos estudantes e fornecer informações contextuais.

Desde sua implementação em 1990, o SAEB passou por várias atualizações teórico-metodológicas, especialmente nos últimos anos, para alinhar-se à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ampliar sua abrangência em diferentes níveis e áreas do conhecimento.

O SAEB tem por objetivos:

  1. Diagnosticar a qualidade da educação básica, oferecendo dados para avaliar a qualidade da educação nas escolas e redes municipais e estaduais.
  2. Monitorar políticas educacionais, sendo os seus resultados essenciais para a criação, monitoramento e aprimoramento de políticas educacionais baseadas em evidências.
  3. Informar sobre o desempenho estudantil, através da combinação de seus resultados com as taxas de aprovação, reprovação e abandono do Censo Escolar, temos o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), um  importante indicador da qualidade educacional no Brasil.

Pensando em tudo isso, a equipe da Qstione analisou a frequência dos objetivos de aprendizagem da matriz de referência nas provas das últimas cinco edições do SAEB. Observamos que em cada edição, pelo menos uma questão de cada objetivo da matriz é solicitada. Isto destaca a importância de garantir que a matriz curricular de sua escola aborde todos os pontos da matriz SAEB ao longo do ano para preparar adequadamente seus alunos.

Nossa pesquisa foi super abrangente e levantou dados muito importantes sobre essas avaliações. Para você, trazemos a seguir uma amostra de nossos resultados. Veja aqui os principais objetivos de aprendizagem que foram trabalhados na prova nos últimos anos:

Matemática - 5º ano

●       Calcular resultados de multiplicação ou divisão de números naturais.

●       Localizar números naturais na reta numérica.

●       Interpretar dados apresentados em gráficos (particularmente gráficos de colunas).

●       Estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.

●       Reconhecer composição e decomposição de números naturais em forma polinomial.

●       Utilizar características do sistema de numeração decimal.

●       Resolver problemas com números naturais envolvendo adição ou subtração em diferentes contextos.

●       Resolver problemas com números naturais envolvendo multiplicação ou divisão em diferentes contextos.

●       Utilizara escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.

Língua Portuguesa - 5º ano

●       Estabelecer relação causa/consequência no texto.

●       Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

●       Identificar efeitos de ironia ou humor em textos.

●       Inferir sentido de palavras ou expressões.

●       Inferir informações implícitas em textos.

●       Interpretar textos com auxílio de materiais gráficos diversos.

Matemática - 9º ano

●       Associar informações de listas/tabelas a gráficos e vice-versa.

●       Identificar propriedades de triângulos comparando medidas de lados e ângulos.

●       Resolver problemas com números inteiros (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação).

●       Resolver problemas com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação).

●       Resolver problemas envolvendo noções de volume.

●       Resolver problemas que envolvam porcentagem.

Língua Portuguesa - 9º ano

●       Distinguir fato de opinião.

●       Estabelecer relação causa/consequência no texto.

●       Estabelecer relações lógico-discursivas no texto.

●       Inferir sentido de palavras ou expressões.

●       Localizar informações explícitas em um texto.

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E agora? Vamos começar a rever sua matriz de referência? A equipe da Qstione pode ajudar!

Realizamos a análise e cruzamento de dados da matriz curricular e auxiliamos você e sua equipe na estruturação de avaliações que irão auxiliar seus alunos e sua equipe pedagógica a entender onde eles precisam focar os esforços para alcançar os resultados que almejam.

Entre em contato conosco para saber mais!

Fontes

INEP - Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB)

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